Como o uso de blogs pode ser útil para um professor de Matemática?

          Olá, chamo-me Bruno. Sou aluno da disciplina de Tecnologias digitais no ensino de Matemática e, nesse presente texto, eu pretendo descrever mais detalhadamente, algumas lacunas do vídeo abaixo que necessitam de uma melhor explicação.
          Bom, no inicio do vídeo, eu introduzo falando uma realidade de alguns anos atrás, a respeito de blogs. Antes, tal ferramenta virtual era usada mais geralmente pelo público feminino, o qual tratava principalmente sobre artigos de modas, looks e "fofocas". Tanto é que foi atribuído as entusiastas, o seguinte adjetivo: Blogueirinha.
          Mas hoje em dia, com a forte globalização de informações através dos veículos midiáticos, o blog ganhou uma nova utilidade e novos visitantes. Na educação, o blog começou a ser usado como ferramenta pedagógica pelos pedagogos e professores. Com isso, também passou a ser alvo de pesquisas cientificas afim de explorar o quão abrangente e poderoso são as possíveis formas de utilidade do blog na educação.
          Dito isso, através de uma revisão bibliográfica sobre artigos disponíveis no fórum da disciplina, eu expliquei o porquê da utilidade do blog como ferramenta pedagógica pelos professores de Matemática. Primeiro, o professor acaba tendo mais tempo disponível para aplicar atividades ou testes os quais não seria viável aplicar em sala de aula, pois sabemos que o tempo do professor é bem restrito e, além disso, é necessário que ele cumpra as diretrizes da escola. Por exemplo, os professores ficam limitados apenas ao ensino voltado para o vestibular do Enem; segundo, o professor pode dar aos seus alunos um tratamento indivual a alunos com mais dificuldade e a alunos com um nível de conhecimento e cognitivo melhor.
          Por fim, termino o vídeo com uma sugestão de como aplicar uma atividade em sala de aula através da ferramenta em questão, que foi utilizar o software geogebra como construção criativa de figuras geométrica simples e, até mesmo, tridimensionais e posta-las no blog dos alunos.
 Abaixo se encontra o vídeo:



Comentários

  1. Olá, Bruno.
    Na composição de sua postagem consegui identificar como pontos que podem ser melhorados: a obtenção de um cuidado maior na composição do vídeo - apresentação, enquadramento, encerramento adequado - e mais atenção com uso de vírgulas em alguns trechos. E como pontos positivos é boa a forma de como você se expressa e organização do seu texto, muito bem.

    ResponderExcluir
  2. Legal Bruno. O ambiente escolhido foi bem legal. Som bom, também. Mas sei que você é mais simpático do que no vídeo :D.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Matemática: você viu isso no ensino médio?

Atividade - Bloco 02: análise de vídeo

"Como tem sido minha preparação para o uso de TIC's ao decorrer do curso de Licenciatura em Matemática?"